Cerimônia marca lançamento da pedra fundamental das obras de ampliação e modernização do Boa Vista Airport
● As obras incluem a duplicação da área do terminal de passageiros
● Reforma completa da pista
● Um investimento ambicioso que contribui para a prosperidade e desenvolvimento social da região
A VINCI Airports, empresa concessionária do Aeroporto da Boa Vista, lançou no final da tarde da última quinta-feira (25 de maio) a pedra fundamental das obras de modernização e ampliação do aeroporto da Boa Vista. Esse ato simboliza o início de uma série de intervenções para adaptação de tecnologia e infraestrutura do aeroporto de Boa Vista, para tornar as operações do aeroporto mais eficientes e seguras, possibilitando melhor fluxo pelo terminal e garantindo novas e melhores experiências aeroportuárias para os passageiros.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de ampliação do Boa Vista Airport contou com a presença de autoridades locais, autoridades aeroportuárias e representantes de instituições parceiras. As obras, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2024, incluem a reforma completa da pista e a duplicação da área do terminal de passageiros, com a ampliação da sala de embarque. A VINCI Airports também ampliará a área de manuseio de bagagem, remodelará a praça de alimentação e adicionará quatro novos portões de embarque. Também estão previstas melhorias no sistema de ar condicionado e iluminação do estacionamento de veículos, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental dos aeroportos.
Para a execução da obra foi contratado o consórcio formado pelas empresas Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A., Alves Ribeiro S.A do Brasil e Actemium (VINCI Energies), todas com larga experiência em projetos de infraestruturas, incluindo os aeroportos de Salvador e de Lisboa, também operados pela VINCI Aeroportos.
Karen Strougo, CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, disse que a empresa está investindo no Boa Vista Aiport como forma de valorizar a capital roraimense, a mais setentrional do País. “A VINCI Airports traz experiência de classe mundial na modernização dos aeroportos que administra. Os investimentos no aeroporto de Boa Vista irão impulsionar o seu desenvolvimento, melhorar a experiência do passageiro e ajudar a sustentar o crescimento de passageiros, trazendo impacto positivo para a prosperidade e desenvolvimento social de Roraima”.
Segundo Karen Strougo, o Estado de Roraima é um dos que mais cresce no Brasil e tem um grande potencial de desenvolvimento. “O novo terminal do Aeroporto de Boa Vista será totalmente reformado e ampliado com cinco terminais de embarque, inclusive um terminal Internacional com shoppings e lojas. A estrutura moderna e nova vai fazer com que Roraima atraia mais investidores e consiga atrair voos internacionais. O crescimento econômico do estado é propício para esse investimento tão elevado”, afirmou.
Cápsula do tempo
O lançamento das obras também contou com o momento da formação de uma cápsula do tempo contendo registros fotográficos importantes para a história do aeroporto de Boa Vista. Entre as fotos, foi adicionado à caixa de memórias, a capa do jornal Folha de Boa Vista, da edição de 25 de maio, que noticiou o evento. A cápsula tem previsão de ser aberta em 2053, quando completar os 30 anos da concessão da VINCI Airports.
Sobre o Aeroporto de Boa Vista
O Aeroporto de Boa Vista está localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, atendendo áreas no extremo norte do país.
Expertise da Teixeira Duarte em Obras Aeroportuárias
A atuação de mais de cem anos da Teixeira Duarte acumula em sua história obras de alta complexidade técnica, de grandes dimensões e com grande impacto na vida das populações das regiões onde são implantadas. Sua expertise em obras aeroportuárias no Brasil e no mundo englobam atividades de diversas especialidades: implantação; ampliação; retrofit; infraestrutura aeroportuária; trabalhos de pista; modernização; e adequação tecnológica, entre outras.
No Brasil, destacam-se as intervenções nos aeroportos do Nordeste, em especial no Aeroporto Internacional de Salvador, A Teixeira Duarte liderou o consórcio responsável por esta empreitada, em regime EPC, que foi inclusive distinguida pela revista “O Empreiteiro” como uma das obras de engenharia mais importantes em 2019 e foi premiada em conjunto com outras construtoras que realizam grandes obras e com reconhecidos padrões de excelência.
Atualmente, a Teixeira Duarte está realizando (em consórcio) as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto e do Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna, em fase final de execução; e as obras de expansão e modernização do Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, e do Aeroporto Internacional de Porto Velho, em fase inicial de execução.