A Teixeira Duarte Engenharia e Construções é a responsável pelo retrofit realizado no Hospital e Maternidade Metropolitano da Lapa, em São Paulo. A obra envolveu a revitalização de três áreas: PSA (Pronto-Socorro Adulto), PSI (Pronto-Socorro Infantil) e Grande Emergências.
Com 75 anos de história, o hospital sentiu a necessidade de repaginar os ambientes seguindo as tendências do setor de saúde visando proporcionar mais qualidade no atendimento. Para isso, contou com a expertise do grupo Teixeira Duarte, que projetou diversas mudanças, como o layout dos consultórios médicos e a modernização dos sistemas de climatização e sistema elétrico.
Os espaços receberam novos equipamentos automatizados que atuam no controle da temperatura, pressão e umidade. Outra novidade foi o IT Médico na Grande Emergência, que interliga a rede elétrica e dados a uma central, evitando transtornos por falta de energia. Também foram usados materiais e iniciativas sustentáveis, como o aproveitamento de luz natural durante o dia e a automação predial.
O grande desafio do projeto foi aumentar o número de salas sem ter um acréscimo de área. Além disso, foi necessário aumentar a recepção e criar uma praça de alimentação. Tudo isso foi realizado dentro do tempo estimado, com o cronograma final cumprido com 30 dias de antecedência.
Com a revitalização, o Hospital e Maternidade Metropolitano da Lapa passou a oferecer melhor atendimento e conforto a pacientes e colaboradores.
Para saber mais sobre o projeto realizado pela Teixeira Duarte Engenharia e Construções, confira a reportagem publicada pela revista Healthcare Management (páginas 48 e 49).